Processo de avaliação por pares

A Teoria & Pesquisa: Revista de Ciência Política adota o processo de revisão por pares (anônimo para os revisores e para os autores).  O processo de avaliação ocorre em duas etapas. Na primeira, os manuscritos são examinados pelos editores para verificar se o artigo está de acordo com o escopo e aos aspectos formais especificados nas Diretrizes para Autores, relevância e originalidade do tema, adequação e densidade da abordagem teórico-metodológica utilizada e área de interesse do periódico. Se aprovado na avaliação inicial, os editores indicarão dois ou mais revisores ad hoc, os quais deverão emitir um parecer com a análise do texto segundo os critérios de relevância do conteúdo, consistência argumentativa, coerência teórica e metodológica, adequação estrutural e contribuições para o avanço do conhecimento na área. Os pareceristas podem: 

  • Aceitar para Publicação: O trabalho é aceito integralmente para publicação em um dos próximos números do periódico, segundo critério cronológico de conclusão do processo de análise.
  • Requerer Revisões: As modificações deverão ser realizadas pelo autor, que receberá o parecer com as referidas recomendações, devolvendo o trabalho reformulado no prazo estipulado e com as alterações realizadas marcadas em cor distinta para conferência. No caso de grande número de alterações solicitadas, o artigo será reencaminhado aos Editores e/ou revisores ad hoc, após a adequação pelo autor, para nova análise, podendo vir a ser aceito ou recusado.
  • Recusar: Recusa da publicação, com a devida justificativa dada pelo Editor, tomando como referência a análise de cada um dos revisores ad hoc, a qual é repassada aos autores, preservando-se a identidade dos revisores.

Caso o autor discorde do parecer recebido, poderá solicitar revisão à Editoria da revista, que, caso avalie como cabível a revisão, encaminhará a solicitação aos mesmos revisores, ou, a depender do caso, solicitará avaliação de outro revisor ad-hoc.

Os editores da Teoria & Pesquisa: Revista de Ciência Política reservam-se o direito de sugerir ao autor modificações de forma, a fim de adequar as colaborações ao padrão editorial e gráfico da Revista. Os textos, já diagramados, serão revisados pelos autores antes da publicação eletrônica. As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de total responsabilidade dos seus autores.