Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta. 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF;
  • URLs para as referências foram informadas quando possível;
  • O texto está formatado com espaço de 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos;
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista;
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os artigos devem ser enviados para

 Submeter um artigo

Sobre o processo de submissão à revista

  • O envio de textos deve ser feito exclusivamente por meio do sistema de submissões on-line disponível em Submissões. Não serão considerados textos enviados por e-mail;
  • A revista estabelece estabelece uma titulação mínima de graduado desde que em co autoria com aluno de mestrado para autores;
  • São permitidos até 4 autores por submissão;
  • Entende-se como autor ou autora aqueles que tenham efetivamente participado da concepção do trabalho submetido, realizando contribuições substantivas quanto ao desenho e concepção do projeto, à manipulação dos dados, à interpretação dos resultados e/ou a revisões parciais ou finais do texto;
  • Todos os autores, ao enviar uma submissão à revista, declaram-se responsáveis pelas opiniões emitidas; pela integridade dos dados e informações utilizados; e pelo uso e reprodução adequados de materiais que eventualmente possam estar protegidos por direitos autorais;
  • Os textos devem ser submetidos na plataforma on-line pelo autor principal da publicação (autor de contato);
  • A revista respeita um intervalo de 1 ano entre a publicação de textos dos mesmos autores ou coautores;
  • A revista não aceita submissões do mesmo autor (seja como autor principal ou coautor) até que o processo editorial de uma submissão anterior tenha sido finalizado;
  • Os textos podem ser enviados em português, inglês ou espanhol e serão publicados no idioma da submissão;
  • As propostas enviadas serão submetidas à apreciação de pareceristas relacionados às temáticas dos artigos;
  • Os textos recebidos serão avaliados por 2 pareceristas pareceristas ad hoc. Em casos de divergências, um terceiro parecerista será solicitado.
  • As submissões devem conter, pelo menos, um arquivo relativo à contribuição à revista (ver item “Sobre a formatação do texto”). As informações adicionais relativas ao texto devem ser inseridas nos respectivos campos dentro da plataforma de submissão (ver item “Sobre as informações adicionais relativas ao texto e aos autores”);
  • As submissões deverão necessariamente ser direcionadas para uma das seções da revista, de acordo com o escopo dos textos enviados. Atualmente, essas sessões são Resenha, Entrevistas, Dossiê Temático, Temas Livres e Notas Metodológicas. Para mais informações sobre cada uma dessas seções, consulte a página “Sobre a Revista”.
  • A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade do autor e/ou coautor.

Sobre a originalidade

  • Os textos enviados devem ser contribuições originais e inéditas e, portanto, não devem ter sido publicados ou estar sendo avaliados para publicação em outras revistas;
  • Para os fins de originalidade, textos publicados em anais de eventos acadêmicos não são considerados como tendo sido previamente publicados;
  • Também para os fins de originalidade, trechos e capítulos de dissertações e teses também não são considerados como tendo sido previamente publicados, desde que sejam reestruturados para que passem a ser compreendidos como uma publicação científica independente;
  • Durante o processo de avaliação, todos os textos são submetidos a uma análise de plágio com o auxílio de softwares, para que a originalidade das publicações possa ser verificada.

Sobre a formatação do texto

  • O arquivo com a contribuição original do autor deve contemplar somente o título, a redação do texto e as referências bibliográficas;
  • O nome do arquivo submetido e o nome dos demais arquivos complementares devem ter no máximo 90 caracteres. O texto deve ser enviado em formato editável do tipo .doc ou .docx (Microsof Word);
  • O título (juntamente com o subtítulo) da contribuição original do autor deve ter, no máximo, 110 caracteres (com espaços);
  • O arquivo com a contribuição original do autor deve conter entre 6 mil e 9 mil palavras, incluindo tabelas, gráficos, notas e referências bibliográficas;
  • O texto submetido deve desenvolver os pontos apresentados no seu respectivo resumo;
  • A fonte do texto deve ser Times New Roman, no tamanho 12, com espaçamento de 1,5 pontos entre linhas e com texto justificado;
  • O texto deve estar organizado em seções, de maneira coerente com sua proposta, preferencialmente (mas não exclusivamente) de acordo com a estrutura IMRAD (Introdução, Métodos, Resultado e Discussão);
  • Todas as seções textuais devem ser numeradas de acordo com o padrão da ABNT (NBR 6024). Todas as seções, incluindo a introdução e a conclusão/considerações finais, devem ser numeradas. Alguns exemplos de numeração são listados abaixo:
  • 1 SEÇÃO PRIMÁRIA
  • 1.1 Seção Secundária
  • 1.1.1 Seção Terciária
  • As citações devem seguir o padrão da ABNT (NBR 10520). Citações curtas (até 3 linhas) devem ser informadas no corpo do texto, entre aspas duplas. Citações longas (mais de 3 linhas) devem ser informadas em fonte reduzida, com recuo de 4 cm da margem esquerda e sem as aspas. Para alguns exemplos, ver item “Exemplos de citações”;
  • Caso algum dos autores da submissão sejam citados no texto, isso deve ser feito na terceira pessoa e de forma a descaracterizar a relação de autoria entre o texto em submissão e os autores;
  • Ilustrações – como quadros, figuras, gráficos, tabelas e diagramas – devem ser inseridas no corpo do texto. Devem incluir título numerado de acordo com o tipo de ilustração, posicionado acima do conteúdo da ilustração, em negrito e centralizado. A fonte de dados deve ser informada abaixo da ilustração (mesmo nos casos em que a elaboração seja do próprio autor), em fonte Times New Roman, no tamanho 10. Alguns exemplos de título são:
  • Quadro 1 – Esquema do Desenho de Pesquisa.
  • Figura 2 – Ciclo de Políticas Públicas.
  • Tabela 3 – Receita Orçamentária do Ministério da Educação de 2010 a 2020.
  • Sempre que possível, gráficos e tabelas devem ser disponibilizados em formato editável;
  • Nos casos de ilustrações inseridas ao texto em formato de imagem, deve ser priorizada uma resolução de 300 dpi;
  • Destaques a termos e conceitos devem ser feitos em itálico e devem ser utilizados de maneira parcimoniosa;
  • Notas de rodapé devem ser utilizadas parcimoniosamente, assim como devem ser numeradas e apresentar informações de natureza complementar ao texto;
  • As referências devem seguir o padrão da ABNT (NBR 6023). Devem ser apresentadas em ordem alfabética, em seção própria, ao final do texto. Para alguns exemplos, ver item “Referências e Notas”;
  • O arquivo com a contribuição original do autor não deve conter nenhuma forma de identificação dos autores. Devem ser omitidos nomes, referência aos autores em primeira pessoa, agradecimentos e menções a eventos e a grupos de trabalho, assim como informações de autoria nos metadados do arquivo e quaisquer outros elementos que possam prejudicar o processo de avaliação às cegas.

Sobre as informações adicionais relativas ao texto e aos autores

  • As informações adicionais relativas ao texto e aos autores referem-se a nomes dos autores, título, resumo, palavras-chave, minibiografia dos autores e devem ser inseridas nos respectivos campos dentro da plataforma de submissão;
  • Os nomes dos autores devem estar listados na seção relativa a autores e coautores na plataforma de submissão;
  • Conforme mencionado no item “Sobre o processo de submissão à revista”, os textos devem ser submetidos na plataforma on-line pelo autor principal da publicação (autor de contato);
  • Dentro das informações relativas a cada um dos autores, no campo “Resumo da Biografia”, deve ser inserida uma minibiografia de cada um dos autores, de cerca de 200 caracteres, informando afiliação institucional, financiamento recebido (quando aplicável), e-mail de contato e ORCID. A minibiografia deve estar no mesmo idioma de submissão do texto;
  • Conforme mencionado no item “Sobre a formatação do texto”, o título (juntamente com o subtítulo) da contribuição original do autor deve ter no máximo 110 caracteres (com espaços);
  • Os títulos devem ser informados em três idiomas: português , inglês e espanhol;
  • Os resumos devem possuir até 1000 caracteres (com espaços). Devem especificar também os propósitos do texto, os métodos ou as abordagens utilizadas, o argumento central e os principais resultados encontrados e, por fim, as contribuições do texto para a literatura na qual está inserido;
  • Os resumos devem conter todas as informações necessária para serem compreendidos isoladamente. Nesse sentido, eles não devem conter referências bibliográficas abreviadas, siglas ou abreviações;
  • Os resumos devem ser informados em três idiomas: português, inglês e espanhol;
  • Devem ser informadas de 3 a 5 palavras-chave ou expressões, totalizando no máximo 120 caracteres, com espaços.
  • As palavras-chave devem ser informadas em três idiomas: português, inglês e espanhol;

Referências e Notas

  1. a) Referências após a citação devem ser apresentadas em letras maiúsculas e entre parênteses. A página deve ser informada no caso de citações diretas. Por exemplo:
  • “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (DERRIDA, 1967, p. 293)
  1. b) Referências de citações no corpo do texto devem ser apresentadas somente com o sobrenome do autor citado no decorrer do texto e o ano entre parênteses. A página deve ser informada no caso de citações diretas. Por exemplo:
  • Segundo Derrida (1967, p. 293), “[...] a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]”
  1. c) Referências de citações indiretas de mais de um autor, mencionadas simultaneamente, devem ser apresentadas em letras maiúsculas e entre parênteses. Devem ser separadas por ponto e vírgula e elencadas em ordem alfabética. Por exemplo:
  • (JONES et al, 2016; RAWAT; MORRIS, 2016)
  1. d) Referências de citações indiretas do mesmo autor, mencionadas simultaneamente, devem ser apresentadas em letras maiúsculas e entre parênteses. Os anos devem ser separados por vírgula e em ordem crescente. Por exemplo:
  • (DREYFUSS, 1989, 1991, 1995)
  1. e) Referências de citações do mesmo autor, publicados no mesmo ano devem ser distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data. Por exemplo:
  • (REESIDE, 1927b)
  • De acordo com Reeside (1972a)
  1. f) Referências traduzidas devem ser indicadas com a menção. Por exemplo:
  • (FOUCAULT, 1998, p. 5, tradução minha).
  1. g) Referências dependentes, ou seja, citações de outros autores inseridas na obra de referência, deverão incorporar o “apud” (citado por). Por exemplo:
  • (LINDSAY apud FRIED, 1990, p. 209) e (LÉVI-STRAUSS, 1971 apud ANJOS, 2006).
  1. h) Em relação a Referências de Entrevistas, depoimentos, relatos, etc.

Trechos com até 3 linhas devem ser transcritos diretamente no texto, entre aspas duplas e inseridos no parágrafo. Por exemplo:

  • “Texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto. Texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto.” (TEORIA E PESQUISA, 05 nov. 2021)

Trechos com mais de 3 linhas devem ser destacados do corpo do texto, iniciando em parágrafo distinto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com 1 espaço anterior e 1 espaço posterior entre o trecho e o texto, sem aspas, com fonte Times New Roman 10, espaçamento simples e itálico. Por exemplo:

  • Entrevistador: Texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto. Texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto.

Entrevistado: Texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto. Texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto.

Entrevistador: Texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto. Texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto. (TEORIA E PESQUISA, 05 nov. 2021.)

  1. i) A menção a títulos de livros e revistas no corpo do texto deve ser feita em itálico, assim como as palavras estrangeiras. Por exemplo:
  • O livro Vigiar e Punir de Michel Foucault
  1. j) Notas de rodapé são indicações, observações ou adições ao texto feitas pelo autor, tradutor ou editor, que servem para complementar ou esclarecer informações. Deverão ser indicadas com números arábicos, em ordem crescente, inseridas no rodapé de cada página em fonte , tamanho 10, com espaçamento simples e justificado.

Referências Bibliográficas

Deverão vir ao final do trabalho, listadas em ordem alfabética, em fonte Times New Roman 12, alinhadas à esquerda, digitadas em espaço simples e separadas entre si por um espaço simples.

Exemplos de referências:

  1. a) Livros utilizados no todo.
  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título em negrito: subtítulo (quando existente) sem negrito. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
  • Exemplo: HOUAISS, Antonio (Ed.). Novo dicionário Folha Webster’s: inglês/português, português/inglês. Coeditor Ismael Cardim. São Paulo: Folha da Manhã, 1996.
  1. b) Capítulo de livros.
  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título do capítulo em negrito. In: SOBRENOME, Nome abreviado do autor/organizador. Título do livro, número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano, capítulo, páginas.
  • Exemplo: SANTOS, F. R. dos. A colonização da terra do Tucujús. In: ______. História do Amapá, 1o grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. cap. 3, p. 15-24.
  1. c) Artigos em periódicos impressos e eletrônicos.
  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Nome do periódico em negrito, cidade (quando aplicável), volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo, mês (quando aplicável) e ano.
  • Exemplo Impresso: GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.
  • Exemplo Eletrônico: FACIOLI, Lara. Da adaptação psicofísica aos micro-poderes: a modernidade em Gramsci e Foucault. Revista Urutágua. Maringá, n.23, 2011. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/10933/6632&gt. Acesso em: 05 nov. 2021.
  1. d) Teses ou dissertações acadêmicas.
  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título em negrito: subtítulo (quando existente) sem negrito. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em área de conhecimento) – Departamento, Instituição em que foi apresentada. Cidade. Ano.
  • Exemplo: MOREIRA, D. C. Com a palavra os nobres deputados: frequência e ênfase temática dos discursos dos parlamentares brasileiros. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo. 2016.
  1. e) Trabalho e resumo publicados em Anais de Congresso.
  • SILVA, Márcio Ferreira da. A Fonologia Kamayurá e o Sistema de Traços de Chomsky e Halle. In: XXIV GEL-SP, 1981, Campinas. Anais…. Campinas: Puccamp, v. 1, 1981. p. 175-182.
  • PEREZ, Léa Freitas. De juventude e da religião – modulações e articulações. In: JORNADAS SOBRE ALTERNATIVAS RELIGIOSAS NA AMÉRICA LATINA, XIII, 2005, Porto Alegre. Anais…. Porto Alegre: PUCRS, 2005. CD-ROM.
  1. f) Artigos assinados em revistas.
  • NASCIMENTO, Gilberto. A memória condena. Carta Capital, São Paulo, ano 2, n. 509, p.38-45, 16 ago. 2020.
  • PRADO, Adriana. Surfando com Jesus. Isto É, São Paulo, ano 11, n. 2001, 09 mar. 2008. Disponível em: http://www.terra.com.br/istoe/&gt. Acesso em: 05 nov. 2021.
  1. g) Artigos não assinados em revistas.
  • As 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econômica, Rio de Janeiro, v. 38, n. 9, set. 1984.
  • Edição especial. O QUE havia antes do tempo. Veja, São Paulo, edição 2066, ano 41, n. 25. Disponível em: http://veja. abril.uol.com.br/250608/p_122.html. Acesso em: 20 dez. 2020.
  1. h) Artigos assinados em jornais.
  • ARMANET, François; ANQUETIL, Gilles. Natureza em construção (entrevista com Marshall Sahlins). Folha de São Paulo, São Paulo, 13 nov. 2017. Caderno Mais, p. 4-6.
  • CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Antropologia. Folha de São Paulo, São Paulo, 17 dez. 2006. Caderno Mais. Disponível em: http://www1.folha.uol.com. br/fsp/mais/fs1712200609.htm>. Acesso em: 19 abr. 2017.
  1. i) Artigos não assinados em jornais.
  • CORREÇÃO de rota. O Globo, Rio de Janeiro, p. 6, 27 abr. 2008.
  • ZIMBABWE’S fate in the balance. Financial Times. Londres, 13 ago. 2008. Disponível em: <http:// http://www.ft.com/cms/s/0/8d1ebc2e-6967-11dd-91bd-0000779fd18c.html>. Acesso: 14 ago. 2008.
  1. j) Vídeos da internet:
  • SOBRENOME, Nome do Produtor/RESPONSÁVEL PELA PUBLICAÇÃO. Nome do vídeo. In: Canal/Portal. Data de publicação. Tempo de duração. Disponível em: <URL>. Acesso em: Data de acesso.
  1. k) Podcast, blog, redes sociais
  • BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCAR (Brasil). Dicas para um jovem pesquisador. Sorocaba, 21 ago. 2019. Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/bso.ufscar/photos/a.1784050821915097/2443051032681736/?type=3&theater. Acesso em 30 ago. 2019.
  • DIRETOR do SciELO, Abel Packer, apresenta hoje palestra na 4ª edição dos Simpósios Temáticos do Programa de Pós-Graduação em Química da UFMG. [São Paulo], 27 fev. 2015. Twitter: @redescielo. Disponível em: https://twitter.com/redescielo/status/571261986882899969. Acesso em: 5 mar. 2015.
  • PODCAST COLETIVIDADES. Ep. 03. [Apresentação de]: Mariana Pezzo e Carol dos Anjos. [S. l.], 20 nov. 2019. Podcast. Disponível em: http://www.labi.ufscar.br/2019/11/19/coletividades-ep-03/?fbclid=IwAR2EAqfkXVmDB138q-KA9zl1_V4ty2RqAmu2ffF1plzyc_AeVkupmCKbh4I. Acesso em: 29 nov. 2019.
  • CID, Rodrigo. Deus: argumentos da impossibilidade e da incompatibilidade. In: CARVALHO, Mário Augusto Queiroz et al. Blog investigação filosófica. Rio de Janeiro, 23 abr. 2011. Disponível em: http://investigacao-filosofica.blogspot.com/search/label/Postagens. Acesso em: 23 ago. 2011.
  1. l) Páginas da internet
  • SOBRENOME, Nome (ano). Título em negrito. Disponível em: <URL>. Acesso em: data do acesso.
  • Exemplo: BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília, 5 out. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 04 abr. 2019.

 

Referências para a composição das normas e procedimentos:

  • Normas da ABNT (NBR 6023; NBR 10520; NBR 6021; NBR 14724)
  • Departamento de Referência da Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos. Guia Simplificado para Fontes de Informação, Citações e Referências, Formatação do Trabalho.
  • Brazilian Political Science Review.
  • Dados – Revista de Ciências Sociais, editada pelo IESP-UERJ.
  • Revista Agenda Política – Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Ciência Política da UFSCar.
  • Askésis – Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar.
  • Contemporânea – Revista de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos.
  • R@U - Revista de Antropologia Social dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSCar.

Casos de referências não contemplados por estas indicações de referência deverão sempre seguir as normas de acordo com a ABNT. Em caso de dúvida, ficará a cargo da comissão editorial elaborar a referência.

Seções da Revista

Dossiê

Na seção Dossiê são publicados artigos que apresentem resultados oriundos de pesquisas empíricas e/ou teóricas e que tragam contribuições relevantes para a área de pesquisa na qual estão inseridos, de acordo com o tema abordado pelo dossiê. Esses temas variam a cada edição da revista, e o recebimento de manuscritos para esta seção obedece aos prazos de chamadas de artigos localizados na área de “Notícias” da página da revista. Todos os artigos encaminhados a esta seção passam por três análises: são pré-avaliados em um processo de desk review pelo Editor de Dossiês; caso sejam aceitos nessa primeira análise, são encaminhados à análise de adequação temática pelos coordenadores do respectivo dossiê; e, por fim, caso sejam selecionados nessa segunda etapa, são submetidos à revisão por pares (double-blind review). Artigos devem ter entre 6 mil e 9 mil palavras. Fazer uma nova submissão para a seção Dossiê Temático.

Temas Livres

Na seção Temas Livres são publicados artigos originais e inéditos que apresentem contribuições teóricas, empíricas e/ou metodológicas substantivas nas principais áreas da Ciência Política e de disciplinas afins, incluindo: políticas públicas, relações internacionais, administração pública, comunicação, sociologia política, antropologia política, direito e economia. São valorizadas também as contribuições pluralistas e transdisciplinares do processo político. Todos os artigos encaminhados a esta seção são pré-avaliados em um processo de desk review e, caso sejam aceitos nesta primeira análise, são submetidos à revisão por pares (double-blind review). Recebidos em fluxo contínuo. Artigos devem ter entre 6 mil e 9 mil palavras. Fazer uma nova submissão para a seção Temas Livres.

Resenha

Esta seção aceita resenhas de livros, coletâneas, filmes e documentários. Para as produções nacionais, elas devem ser feitas em até três anos após a data de publicação; para as obras estrangeiras, o prazo se estende para cinco anos. As resenhas devem ter no máximo 2 autores, entre 900 e 2400 palavras caracteres e necessitam apontar referência bibliográfica do trabalho indicado. Recebidas em fluxo contínuo. Fazer uma nova submissão para a seção Resenha.

Entrevista

O espaço “entrevistas” é reservado a publicar entrevistas realizadas com autores, autoridades reconhecidas no campo acadêmico, dirigentes de movimentos organizados, artistas e outras personalidades que contribuam para o debate sociológico. Entrevistas realizadas em campo devem ser encaminhadas à seção “Relatos de Pesquisa”. As entrevistas devem conter o(s) nome(s) do(s) entrevistado(s) e entrevistador(es) e uma apresentação de, no máximo, uma página. Pede-se também que seja enviada a autorização digitalizada do(s) entrevistado(s), concordando com a publicação do material. Recebidas em fluxo contínuo. As entrevistas devem ter entre 4,5 mil e 6 mil palavras. Fazer uma nova submissão para a seção Entrevista.

Notas Metodológicas

Espaço dedicado a publicar produções baseadas em abordagens a respeito de metodologias trabalhadas para desenvolvimento de pesquisa ou coletas de dados empíricos. Arquivo deve ter entre 2,4 mil e 4,5 mil palavras. Recebidos em fluxo contínuo. Fazer uma nova submissão para a seção Notas Metodológicas.

Declaração de Direito Autoral

Direito Autoral

O autor mantém os direitos sobre o texto submetido, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.

  1. As ideias e opiniões expressas no texto submetido são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
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  3. O autor de um texto já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho on-line, sempre com as devidas citações da primeira edição.

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