HADDAD É LULA! LULA É HADDAD!

UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE HADDAD NO INSTAGRAM NAS ELEIÇÕES DE 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31068/tp.30201

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso do Instagram na campanha do presidenciável Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), na eleição presidencial de 2018. A análise conta com um corpus empírico de 1588 posts retirados dos perfis de Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Haddad e Manuela D’Ávila. São levados em conta (1) a construção da imagem pública de Haddad, (2) o uso da imagem do ex-presidente Lula, (3) a aproximação com o cidadão comum, (4) a frequência do uso da rede social e (5) os fins para os quais a rede foi utilizada. O método escolhido é a análise de conteúdo quantitativa. Os resultados apontam que o Instagram vem sendo utilizado para o gerenciamento da imagem, possuindo um enfoque personalista. Além disso, houve a tentativa de vincular a imagem de Haddad à de Lula. Por fim, é interessante notar que cada candidato teve uma especificidade, como Haddad mostrar cidadãos/eleitores o apoiando, Lula apoiar outros candidatos e D’Ávila divulgar sua vida privada.

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Publicado

11/03/2022

Como Citar

BRUM ALISON, M. .; BRAGA, S. .; CARDOSO SAMPAIO, R. . HADDAD É LULA! LULA É HADDAD! : UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE HADDAD NO INSTAGRAM NAS ELEIÇÕES DE 2018. Teoria & Pesquisa Revista de Ciência Política, São Carlos, v. 30, n. 2, p. 2–44, 2022. DOI: 10.31068/tp.30201. Disponível em: https://www.teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/view/915. Acesso em: 29 mar. 2024.

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