Prorrogação de Prazo: Dossiê: "Vozes e Temas Emergentes na Ciência Política brasileira”

2021-12-15

A proposta dessa edição é reunir reflexões acerca de questões e abordagens emergentes na Ciência Política nacional. Os últimos anos trouxeram enormes desafios para os paradigmas teóricos hegemônicos e depois do predomínio de pesquisas de inspiração neoinstitucionalista, que permitiram explicações influentes para o sistema político construído pela Constituição de 1988, com inegáveis contribuições relevantes, há um crescente esforço na busca de novas perspectivas. 

A crise democrática que tem se apresentado em diferentes contextos pelo mundo e que no Brasil se torna evidente a partir da contestação da eleição de 2014 e da ênfase a discursos e pautas autoritários, expôs questões pouco abordadas pelo campo, assim como problematizou consensos bem estabelecidos. Como consequência, cresce a busca por novas perspectivas de análise para o presente e o futuro dos fenômenos políticos contemporâneos.

Nesse sentido, o dossiê espera duas ênfases possíveis: trabalhos apresentados a partir de novas perspectivas, teóricas ou metodológicas, e artigos que apresentem objetos que até pouco tempo não constavam no escopo da Ciência Política do país, de modo que demonstrem as mudanças recentes no campo. Os textos podem ter foco teórico ou empírico. Poderão ser acolhidos trabalhos que versem sobre questões como: gênero, raça e interseccionalidade como chave explicativa das relações políticas; a centralidade dos meios de comunicação e mídias digitais no comportamento e para a representação política e eleições; debates contemporâneos sobre partidos políticos; meio ambiente e política; entre outros.

Esperamos a contribuição de todas e todos.

Atenciosamente

Jorge Chaloub - Presidente ABCP Sudeste

Cristiano Rodrigues - Vice-presidente ABCP Sudeste

Lucy Oliveira - Secretária-Executiva ABCP Sudeste