DEBATE ON-LINE EM CAMPANHAS LOCAIS: OS COMENTÁRIOS NO FACEBOOK SOBRE A ELEIÇÃO MUNICIPAL DE CURITIBA EM 2016

Fernanda Cavassana de Carvalho, Bruno Washington Nichols, Giulia Sbaraini Fontes, Yachan Pinsag

Resumo


Este artigo discute o debate eleitoral on-line em um contexto local, a partir das manifestações em redes sociais dos eleitores sobre a disputa pelo Executivo municipal. A unidade de análise é o comentário no Facebook feito às publicações nas fanpages oficiais de campanha dos candidatos à prefeitura de Curitiba nas eleições de 2016. A partir de uma discussão teórica que aborda a utilização de meios digitais, como as redes sociais, em campanhas municipais e a participação do público por meio de comentários nesses ambientes, o trabalho investiga o comportamento dos comentadores nas fanpages, identificando se houve endosso ou críticas aos candidatos por meio de hashtags e se o espaço foi utilizado para a expressão de demandas dos eleitores na perspectiva temática. Os resultados indicam, por um lado, que algumas candidaturas concentraram a discussão sobre a disputa eleitoral e, por outro, que o contexto local tende a apresentar debates mais temáticos próximos ao eleitor, identificando o interesse naquela conjuntura. Destaca-se ainda a concentração de manifestações negativas direcionadas ao candidato à reeleição, cujo governo era mal avaliado pela maioria da população nas pesquisas de opinião do período.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/tp.v26i3.614




ISSN (impresso): 0104-0103 - ISSN (eletrônico): 2236-0107
Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Universidade Federal de São Carlos
http://www.ppgpol.ufscar.br/