Foco e Escopo

Teoria & Pesquisa publica artigos, resenhas de livros e notas de pesquisa. Os trabalhos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol; caso aceitos, serão publicados no idioma original.

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Dossiê Revisitando o(s) populismo(s)

Artigos

Resenhas

Resumos

Entrevistas

Tradução

Dossiê Gênero é Política

Artigos Livres

Notas de Pesquisa

A revista oferece acesso livre a todo seu conteúdo.

Guia de Submissão

A não observação das regras abaixo implica na devolução do original ao autor.

Teoria & Pesquisa publica artigos, resenhas de livros e notas de pesquisa nas diferentes áreas da Ciência Política. Os trabalhos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol; caso aceitos, serão publicados no idioma original. Cada artigo deve ter no máximo 30 páginas, e cada resenha ou nota de pesquisa, no máximo dez páginas. Os trabalhos a serem avaliados podem ser enviados para o e-mail da editoria executiva da revista: rtp@ufscar.br . A decisão sobre a publicação cabe aos editores, a partir da avaliação dos pareceristas.

O autor deve enviar dois arquivos separados, em formato Word. Um deles, sem qualquer identificação de autoria, deve conter: título do trabalho, resumo com até 250 palavras, indicação de até quatro palavras-chave, e o texto completo do trabalho, incluindo quadros, tabelas, gráficos e figuras, já situados nos locais corretos. O segundo arquivo consiste numa folha de rosto, contendo: título do trabalho, autor(es) do trabalho, qualificação acadêmica e filiação institucional dos autores, endereços eletrônico e postal, e telefones para contato. Caso o trabalho venha a ser publicado, o autor deverá fornecer abstract, keywords, e o título do artigo em inglês.

Formatação:
Fonte: Times New Roman, corpo 12.
Espaço entrelinhas: 1.5. Não colocar espaços antes e após os parágrafos.
Margens: 2.0 em todas as margens (papel A4).

Citações e referências:
No corpo do texto, as citações devem seguir o padrão autor-data, com sobrenome do autor e ano de publicação; se necessário, a numeração de página é colocada logo após. Trabalhos citados nos mesmos parênteses devem ser separados por ponto e vírgula. Utilizar et al. para citações com mais de três autores.

Ex.: (Duverger, 1987); conforme sublinha Duverger (1987: 47-51); (Przeworski, Stokes e Manin, 1999); (Pitts et al., 2008); (Figueiredo, 1989; Bardi, 2006).

As referências, listadas em ordem alfabética ao final do texto, devem utilizar espaçamento entrelinhas simples e não apresentar et al., conforme a seguinte formatação (Atenção: não usar caixa alta para o sobrenome do autor).

Livros:
Sobrenome, nome do autor. Ano. Título do livro em itálico: subtítulo em itálico. Local de publicação: Editora.

Leal, Victor Nunes. 1975. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Omega.

Praça, Sérgio e Diniz, Simone. 2005. Partidos políticos: funcionam? São Paulo: Paulus.

Capítulos em coletâneas:
Sobrenome, nome do autor. Ano. Título do capítulo. In Nome (abreviado) e
Sobrenome do(s) organizador(es) da coletânea (org./orgs. ou ed./eds.), Título do livro em itálico. Local de publicação: Editora, p. XX.

Hay, Colin, 1995. Structure and Agency. In D. Marsh e G. Stoker (eds.), Theory and Methods in Political Science. New York: Macmillan, p. 197-213.

Melo, Marcus André. 2007. Hiperconstitucionalização e qualidade da democracia: mito e realidade. In C. R. Melo e M. Alcántara (orgs.), A democracia brasileira: balanço e perspectivas para o século 21. Belo Horizonte: Editora da UFMG, p. 237-265.

Artigos:
Sobrenome, nome do autor. Ano. Título do artigo. Nome da publicação em itálico, vol.(núm.): intervalo de páginas.

Crotty, William. 1970. A Perspective for the Comparative Analysis of Political Parties. Comparative Political Studies, 3(3): 267-296.

Palermo, Vicente. 2000. Como se governa o Brasil? O debate sobre instituições políticas e gestão de governo. Dados, 43(3): 521-557.

Teses e dissertações:
Sobrenome, nome do autor. Ano. Título do trabalho em itálico. Tese (ou dissertação) de doutorado (ou mestrado), Universidade.

Oliveira, Lucia Lippi de. 1973. O Partido Social Democrático. Dissertação de mestrado, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Figueiredo, Marcus. 1989. Democracia, Comportamento Eleitoral e Racionalidade do Voto. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo.

Trabalhos em congressos:
Sobrenome, nome do autor. Ano. Título do trabalho. Local do evento, nome do
evento.

Dúvidas: rtp@ufscar.br

Conselho Editorial

Alessandra Aldé
Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

André Marenco
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil